Diferenças entre Leite Pasteurizado e Leite UHT

O Leite Pasteurizado recebe um tratamento térmico suave de 72ºC, que garante a destruição de bactérias patogênicas. Com esta temperatura:

-As vitaminas do grupo B são praticamente inalteradas***.

-As proteínas e açucares do leite não sofrem dano.

-Os lactobacilos benéficos para a flora intestinal permanecem vivos.

  • Estes lactobacilos acidificam o leite em 5-7 dias, ou em muito menos se o leite não é conservado em frio. O que é um probiótico excepcional para a saúde, quando o leite é fresco, se torna um prejudicial da qualidade quando o leite é velho ou mal conservado.

  • O leite pasteurizado pode ser conservado em qualquer embalagem (vidro, plástico).

O Leite UHT (Ultra Hight Temperature) sofre um tratamento térmico violento de 140ºC que destrói todas as bactérias, as patogênicas e as probióticas. Com esta temperatura:

-As vitaminas do grupo B são destruídas a níveis do 50%.

-As proteínas e açucares são alterados interatuando entre si (reação de Maillard), por isto o leite de caixinha tem sabor de queimado.

-Os lactobacilos probióticos são totalmente destruídos.

  • O leite UHT pode ser conservado por 180 dias sem frio, mas o forte impacto térmico e enzimas resistentes ao aquecimento fazem que os componentes, nutricionais e físicos, fiquem se deteriorando dia a dia. Por isto o leite de caixinha precipita, muitas vezes antes da validade.

  • O leite UHT é conservado em embalagens (caixinhas) de varias capas (cartão, alumínio e plástico) de muito difícil reciclagem e de custo muito elevado.